Iniciativa garante intérpretes de Libras em tempo real para doadores de sangue surdos e com deficiência auditiva
O programa São Paulo São Libras é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD), que funciona por meio de uma plataforma de videochamadas com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), disponível para intermediar a comunicação entre servidores públicos e cidadãos surdos.
Com a chegada à área da saúde, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, a expectativa é ampliar ainda mais o alcance do programa. Isso inclui os postos de coleta da Fundação Pró-Sangue, possibilitando que candidatos à doação de sangue, surdos ou com deficiência auditiva, realizarem uma doação de sangue por meio de um acesso a um atendimento inclusivo, com comunicação adequada e acolhimento em tempo real durante todo o processo.
Segundo dados oficiais, cerca de 590 mil pessoas com deficiência auditiva vivem nos 645 municípios paulistas, o que reforça a importância da acessibilidade em serviços essenciais como a saúde e a doação voluntária de sangue.
A iniciativa, anunciada na semana que se comemora o Dia Nacional do Surdo (26 de setembro), marca a inclusão dos postos de coleta da Pró-Sangue na rede de órgãos e equipamentos públicos que já possuem o recurso.
Com isso, a doação de sangue passa a ser uma experiência mais acessível e inclusiva, beneficiando milhares de cidadãos em São Paulo.
Agende sua doação pelo site e agilize seu atendimento no local: www.prosangue.sp.gov.br.
Publicado em 25/09/2025