Filtros de busca:

Fique por Dentro


Ano II - Edição 77 - 06/10/2025 a 12/10/2025

HCFMUSP é centro de referência para aplicação de antídoto em pessoas contaminadas com metanol

HCFMUSP é centro de referência para aplicação de antídoto em pessoas contaminadas com metanol


Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo coordena todo o trabalho e já reforçou estrutura laboratorial para identificar os casos

Um lote de 2.500 ampolas de álcool etílico absoluto já está disponível em três centros de referência no Estado de São Paulo para uso como antídoto contra a intoxicação de metanol em pessoas que ingeriram bebidas contaminadas.

O HCMUSP é um desses centros de referência que recebeu as ampolas na última sexta-feira (03/10). Os demais centros são os Hospitais das Clínicas da USP Ribeirão Preto e Campinas.

O álcool etílico absoluto é uma alternativa ao fomepizol, considerado tratamento de referência internacional. O fomepizol não está, porém, ainda disponível no mercado brasileiro.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já providenciou a importação junto às agências dos Estados Unidos, União Europeia, Canadá, Japão e outros países.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo também reforçou a estrutura laboratorial para detectar – com uso de cromatografia gasosa - a presença da substância no organismo em até uma hora, o que aumenta as chances de cura.

Para obter as ampolas, os serviços de saúde devem enviar cópia da ficha de notificação do caso aos centros de referência. A coleta é feita nas unidades de saúde e a logística de transporte é coordenada pelo Instituto Adolfo Lutz.


Publicado em 06/10/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer