As ações permitem avaliar, de forma criteriosa, a presença e a efetividade da cultura de Humanização no cotidiano do Instituto
O Instituto da Criança e do Adolescente (ICr) iniciou, no dia 11 de novembro, a coleta de dados, etapa fundamental do processo de avaliação para a Acreditação de Humanização.
Ao longo desta fase, a equipe técnica avaliadora do Núcleo de Humanização do HCFMUSP (NH) realiza visitas técnicas observacionais, entrevistas individuais, grupos focais com lideranças, avaliação documental e questionários aplicados a colaboradores, pacientes e acompanhantes. Esse conjunto de ações permite avaliar, de forma criteriosa, a presença e a efetividade da cultura de Humanização no cotidiano do Instituto.
A abertura oficial da coleta de dados contou com uma palestra da Coordenadora do NH, Profª Drª Izabel Cristina Rios, dirigida às lideranças do Instituto. A apresentação ofereceu espaço para esclarecimentos finais sobre a metodologia de acreditação e reforçou a importância do engajamento coletivo nesse processo.
Em seu discurso, a Profª Drª Izabel destacou a relevância de acreditar na cultura de Humanização como recurso voltado para valores e comportamentos que fazem a real diferença no cuidado e nas relações de trabalho.
A Diretora de Corpo Clínico do ICr, Dra. Aurora Rosaria Pagliara Waetge, ressaltou valores importantes para o Instituto que podem ser fortalecidos nesse processo: redução do absenteísmo, fidelização de pacientes ao instituto e melhora do clima organizacional.
A Acreditação em Humanização evidencia o contínuo compromisso do ICr com práticas acolhedoras e integradas.
Acompanhe o processo no site: https://www.fm.usp.br/humanizacao/acreditacao-de-humanizacao/acreditacao-de-humanizacao.
Publicado em 14/11/2025