Prevenção, diagnóstico, reabilitação e tratamento são essenciais para a saúde bucal e mais qualidade de vida
O Comitê Assistencial Técnico-Científico de Odontologia Hospitalar do HCFMUSP (CAOH) parabeniza todos os cirurgiões e cirurgiãs-dentistas pelo seu dia (25 de outubro) e reforça a importância da odontologia como um pilar fundamental na promoção da saúde e da qualidade de vida.
Em 25 de outubro de 1884, foi criada no Rio de Janeiro a primeira faculdade de odontologia no Brasil. A data tornou-se o Dia do Dentista no Brasil para lembrar os profissionais que promovem, com ciência e sensibilidade, a saúde bucal e o bem-estar das pessoas.
A saúde bucal é parte essencial da saúde geral do ser humano. A boca, por ser uma das portas de entrada do organismo, reflete e influencia diretamente o equilíbrio de todo o sistema de maneira positiva e infelizmente negativa também.
Alterações bucais não tratadas, como cáries e doença periodontal, podem contribuir para o agravamento de doenças cardiovasculares, digestivas, metabólicas dentre outras. Também muitos quadros clínicos tem seus primeiros sinais e sintomas, que contribuem para um rápido e correto diagnóstico, na cavidade oral.
Cuidar da boca é cuidar de todo o corpo.
Essa comemoração traduz o papel fundamental da odontologia — que vai muito além da estética — na prevenção, no diagnóstico, na reabilitação e no tratamento de condições que impactam a saúde geral como um todo.
A odontologia evoluiu de forma notável, acompanhando o avanço científico e tecnológico na área da saúde, que permite aos cirurgiões-dentistas oferecerem atendimentos cada vez mais seguros, humanizados e precisos.
A atuação de cirurgiões dentistas em ambiente hospitalar contribui para o atendimento pleno e multiprofissional dos pacientes com necessidades orais específicas em decorrência de doenças de base, bem como de tratamentos médicos.
No HCFMUSP, a odontologia tem presença ativa e indispensável. Nossas equipes atuam com dedicação em ambulatórios, enfermarias, UTIs e prontos-socorros, assegurando cuidado integral aos pacientes.
A Odontologia Hospitalar está fortemente representada em diversos institutos do Complexo HC, contando com programas de residência em áreas como: pacientes com necessidades especiais; dor orofacial; urgência e trauma; cuidados paliativos; cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.
Publicado em 24/10/2025